domingo, 2 de fevereiro de 2014

A Escola Maria Arioene implantando o projeto sala ambiente





        A equipe gestora, pedagógica e docente   com o objetivo de oferecer ao estudante uma educação de qualidade está implantando o projeto sala ambiente, como também o ensino médio inovador, o qual será trabalhando cinco macrocampos.
Os Macrocampos se caracterizam por um conjunto de atividades didático-pedagógicas que estão dentro de cada área de conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas). Para atender as demandas apresentadas no diagnostico escolar, a Escola selecionou os seguintes macrocampos: leitura e letramento: iniciação científica; acompanhamento pedagógico; comunicação, cultura digital e uso das mídias; participação estudantil e produção e fruição da arte.
Quanto ao Macrocampo Leitura e Letramento as atividades disseminadas no recinto escolar devem promover experiências que fomentem as habilidades indispensáveis à compreensão crítica de leitura e a interpretação de textos, os estudos sobre autores da literatura local, nacional e estrangeira e na elaboração de projetos que possibilite o uso da leitura e da escrita nas práticas sociais.
O Acompanhamento Pedagógico destina-se a uma ou mais áreas de conhecimento, ou o conjunto de componentes curriculares. Os temas podem ser do interesse da comunidade escolar e dos conhecimentos abordados na sala de aula. O acompanhamento pedagógico ocorre mediante proposta apresentada no Projeto Político Pedagógico, elaborado a partir do diagnóstico realizado pela escola, articuladas a outros macrocampos, ações realizadas na escola através de programas e projetos considerando as expectativas dos estudantes e educadores no que diz respeito o seu percurso de formação nas  dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura.
A Comunicação, Cultura Digital e uso das Mídias estão voltados para o acesso do educando a diversidade de mídias e tecnologias da informação e da comunicação tendo em vista a expansão do conhecimento acerca de métodos, dinâmicas e técnicas. Por isso as atividades devem favorecer a criação de ambiente e espaços, como também a utilização dos instrumentos e ferramentas tecnológicas disponíveis, as formas e possibilidades de comunicação de forma criativa, promovendo assim a reflexão do uso crítico das tecnologias nos diversos espaços do convívio social.
A participação estudantil tem a finalidade de estimular o protagonismo dos adolescentes, jovens e adultos através representação e participação no contexto escolar e social de modo que proporcione o desenvolvimento pessoal, social e de vivência política. Assim, as atividades deverão adotar o uso de metodologias que aumentem as condições de participação e assegurem a pluralidade de manifestação da juventude no Conselho de Escola e no Grêmio Estudantil em articulação com outros macrocampos e ações da escola.
A produção e fruição da arte como Macrocampo a ser trabalho neste Estabelecimento de ensino deve agregar os conhecimentos culturais produzidos socialmente e a expressão artística: pintura dança, música, reciclagem e ecotécnicas, cinema, teatro e contação de história, entre outras, fomentando assim, no estudante o senso estético, à relação entre cultura, arte, relações sociais, entre outras. Assim, essas atividades não podem ser dissociadas das áreas do conhecimento.

4.2 Áreas do conhecimento

Ao trabalhar com as áreas do conhecimento tanto o educando como o educador precisa estabelecer uma relação dialógica e interativa com as quatro áreas do conhecimento em que o ensino médio encontra-se estruturado: Linguagens (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Língua Espanhola Moderna, Arte e Educação Física); Matemática; Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) e Ciências Humanas (Geografia, História, Filosofia e Sociologia) compreendidas como vasto campo de ação educacional, contemplando uma diversidade de ações que qualificam o currículo escolar.
Sabemos que para cada componente curricular estão delineadas as competências e habilidades a serem adquiridas pelos educando durante o ensino médio. De acordo com Perrenoud (1999, p. 7): “São múltiplos os significados de competência”. “Eu a definirei [...] como sendo uma capacidade de agir eficazmente em um determinado tipo de situação, apoiada em conhecimentos, mas sem limitar-se a eles”.

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